O café pour over é um método em que você despeja água quente manualmente sobre o café moído em um filtro, permitindo um controle maior sobre a extração. Esse método ficou muito popular nos últimos anos, especialmente com equipamentos como Hario V60, Chemex, Kalita e Melitta, que usam filtros de papel.
O filtro de papel é o mais comum porque é prático e foi amplamente adotado desde que Melitta Bentz o inventou em 1908. No Japão, o café pour over tem uma longa tradição, e foi a influência japonesa que ajudou a popularizar esse método na América do Norte nos anos 2000.
Mas há outro tipo de filtragem que era muito usada no Japão e ainda tem muitos fãs: o filtro de pano.
Enquanto o papel traz mais praticidade, o pano exige mais cuidado. No entanto, quando bem utilizado e mantido, o filtro de pano pode produzir um café com um sabor e uma textura que os filtros de papel não conseguem alcançar.
Se você está disposto a se dedicar um pouco mais na preparação e manutenção, o café feito com filtro de pano pode levar sua experiência a outro nível. Vamos te mostrar como preparar e cuidar do seu filtro para tirar o máximo proveito dessa técnica!