História do método de sifão para preparar café
O Método Psiphon: Um Passado Rico e Influente
A fermentação por sifão, ou como é mais comumente conhecida, fermentação a vácuo, foi introduzida pela primeira vez no início do século XIX por inovadores como Loeff na Alemanha e Madame Vassieux na França. O método rapidamente ganhou popularidade na Europa e depois se espalhou para os Estados Unidos e outras partes do mundo. O uso de vapor e pressão de ar para extrair sabores dos grãos de café torna esse método um dos mais específicos e precisos.
Desenvolvimento e evolução do método do sifão nas últimas décadas
Com o tempo, o método do sifão passou por mudanças e melhorias. Nas décadas de 1920 e 1930, a empresa Silex nos Estados Unidos comercializou versões mais seguras e fáceis de usar deste dispositivo. Hoje em dia, esse método está sendo revitalizado, especialmente em cafés especializados e entre os apreciadores de café.
Ingredientes para preparar café pelo método do sifão
Escolhendo grãos de café
Para começar, você precisa escolher os melhores grãos de café. De preferência, use cafés frescos e de alta qualidade, com aroma e sabor ricos. O grau de moagem dos grãos também é muito importante; Neste método, você deve usar um moedor médio. Na verdade, os grãos de café devem ser moídos até formar um pó fino, parecido com açúcar comum ou sal marinho. Se você estiver usando um moedor doméstico, a configuração de 15 graus do Baratza Virtuoso é uma opção ideal.
Termômetro e equipamentos necessários
Um termômetro é uma ferramenta essencial neste método porque a temperatura da água desempenha um papel muito importante na extração do sabor do café. Você também precisará de uma cafeteira de sifão, uma balança para medir com precisão os ingredientes e uma fonte de calor.
Guia passo a passo para preparar café usando o método do sifão
Termômetro e equipamentos necessários
Um termômetro é uma ferramenta essencial neste método porque a temperatura da água desempenha.
Etapa 1: Prepare o filtro
Se estiver usando um filtro novo, primeiro ferva-o em água fervente por 5 minutos para prepará-lo. Você também pode colocar filtros velhos e usados anteriormente em água quente por 5 minutos até que estejam prontos para uso.
Etapa 2: Preparando o Sifão
Coloque a base do sifão em uma balança e adicione água ao tanque até perfazer 300 gramas. Em seguida, coloque delicadamente o filtro preparado no tanque de modo que a corrente de bolas fique pendurada na haste.
Etapa 3: Inicie o processo de fermentação
Ligue a fonte de calor e espere a água começar a ferver. Em seguida, fixe firmemente o tanque na base. Após transferir a água para o tanque superior e registrar uma temperatura de 94 °C, adicione o café moído e registre o tempo com o timer.
Etapa 4: Agitação e Extração
Usando uma faca, pressione rapidamente o café na água e após 30 segundos, mexa a solução três vezes. Quando o cronômetro atingir 1:20, desligue a fonte de calor e mexa a solução mais 10 vezes.
Passo 5: Sirva o café
Após a conclusão do processo de preparo, remova cuidadosamente o reservatório da máquina e sirva o café diretamente da lâmpada. Seu café está pronto.